GUERRA E PAZ…

Luis Peres – @BahiaClub – #UniãoTricolor

 

Demorei de soltar este post. Tive muitas dificuldades em medir as palavras. Sairia agressivo se fizesse logo após o jogo contra o Náutico. Está tudo errado: Torcida, Imprensa, Time e o Clube. Foi um domingo estranho. Muita festa em meio a tanta tensão. Este texto foi resumido, dentro do tanto que gostaria de falar. Tentei ser polido. Não sei se consegui.

Não gosto ficar me repetindo. Nem aqui, nem em lugar nenhum e, principalmente, em qualquer situação. Mas, esta pergunta é inevitável: De quem é a culpa pela situação vexatória que estamos vivenciando mais uma vez? Ninguém quer assumir a responsabilidade, é o eterno jogo “de empurra”. Mais o cenário apresentado é que chegamos a ultima rodada do Campeonato Brasileiro 2012 com as “CALÇAS NA MÃO”.

1 – A TORCIDA

Todos os anos é a mesma coisa. Começam os campeonatos e a Diretoria do BAHIA apresenta seu “pacotão” de reforços. Reiteradamente, contratamos muitos jogadores sem mercado e/ou em fim de carreira. Nossa maravilhosa torcida, nas redes sociais ou em manifestações pelas rádios locais, sempre começam rendendo loas a estes e outros que agora são chamados de “refugos”. Quando da contratação, ninguém analisa o passado recente destes cidadãos: Se estão jogando, se estão em forma, se tem contusões… Todos são craques, pentacampeões, artilheiros, lindos… Os adjetivos são infindáveis e só cessam quando não aparecem os resultados. Estão reclamando de que “Caras Pálidas”?

Alem disto, estes mesmos “amantes” do clube, começam estes torneios numa demonstração explícita de bajulação asquerosa, sendo: “Presida” pra lá, “Presida” pra cá… Dá nojo de ver. Já vemos no famoso FACEBOOK: “Bahia eu te amo”, “Bahia eu não vou te abandonar”, “Bahia, por você, eu dou até o…” Ops! (lá ele). Ora, me deixe! Estão reclamando então de que “Caras Pálidas”?

Quando entra um atleta da base, ele não pode nem vestir a camisa que já é vaiado. Ninguém o viu jogando mais afirmam antecipadamente que não presta. Tem que jogar o “medalhão” contratado a peso de ouro e que nada produz. Talvez, assim, fique mais fácil se eximir das responsabilidades de cada opinião contraditória emitida e passar adiante. Numa semana o Sub-20 ganha do Santos: Todos são craques. Na outra perde do Galo: Pelotão de fuzilamento. Então, reclamarão depois de quem “Caras Pálidas”?

Nossa torcida está dividida. Ninguém sabe o quer, nem o que diz. Brigas na arquibancada provam isto. Conseguiram o que queriam. Estamos entre os prós e os contras e todos com suas subdivisões. O que entristece é ver que generalizada: só a ignorância. Quem não concorda com uma tese, sobram: “xingamentos e ameaças”. Alguém deve “estar levando algo” para agir assim ou FOMENTAR ISSO.

2 – A IMPRENSA OFICIAL E EXTRAOFICIAL

Perdura a incompetência e a bajulação conveniente. Não sei à custa do que. São palavras perdidas, emanadas pelas “consciências” vendidas. Aliás, bem vendidos são os produtos inúteis que eles empurram em seus intermináveis intervalos comerciais, regados a frases de efeito e autoajuda. As resenhas e as transmissões dos jogos pelo rádio, por exemplo, perdem o gol mais não perdem o anuncio. Na TV eles conseguem “brigar” até com a imagem. Tudo depende do freguês. Acham que somos imbecis.

Os Jornais e sites… Ah! Os jornais e sites… Adoro ver a “confusão” que eles fazem entre esquema tático e sistema de jogo. São botões, pranchetas,…, e se vacilar, até furúnculos são utilizados para mostrar UMA SUPOSTA distribuição dos jogadores em campo. São setas e riscos que não correspondem à realidade observada em campo. Todos, juntos, DESINFORMAM direitinho.

Enganam uma maioria de incautos, que até por não ter obrigação de conhecer, não sabem do mínimo de como funciona o chamado: “bastidores do futebol”. Creem, quase que cegamente, numa legião de “abençoados” que se escondem atrás, quando tem, de um diploma “Universitário” ou uma autorização qualquer para fazer afirmações quase que divinas. As favas com os escrúpulos. Garantido o salário ou o anunciante, qualquer coisa que convença e cative os otários, está ótimo.

Chegamos aos blog’s, como este que ora rabisco. Invariavelmente escrito por torcedores, como eu. Com suas paixões e limitações. Mas, é inaceitável a mudança de opinião ou comportamento quando começam a atingir um mínimo de profissionalismo. Passam a fazer o mesmo jogo da “grande imprensa”. É notória a ausência das criticas quando ocorrem triunfos. As opiniões estão sempre de acordo com o sentimento geral. Não podem, nem conseguem discordar do status quo ou do “poder” constituído. Tornam-se iguais.

Pior do que tudo isso, é quando vemos pessoas travestidas de jornalistas, estando sempre ao lado daqueles que geram nossas preocupações, inflamando situações. Põem, sinicamente, pessoas em risco de graves represálias, fazendo delas reverberadores de suas opiniões interesseiras.

LOBBY – AÇÃO DE AMIGOS – SOCIEDADES SECRETAS… Vemos de tudo neste meio. Se concordamos com isso, então de quem é a culpa? Termina, então, por ser nossa também. Haja vista, pelo medo de discordar da “turminha”, repetimos feitos verdadeiros “papagaios” o que é dito por aí. Só não sabemos quais interesses estão escondidos por trás e assim servimos de “joguete barato e massa de manobra”.

NA FRENTE DO PRESIDENTE: NINGUÉM PERGUNTA NADA QUE POSSA COMPROMETÊ-LO. A NOSSA IMPRENSA É ASSIM. CABE AO TORCEDOR A OFENSA PESSOAL: ISTO TAMBÉM É UM ERRO. DEMONSTRA FALTA DE CIVILIZAÇÃO. ESTÁ TUDO ERRADO MESMO.

3 – O TIME

De antemão, isento seu treinador pela responsabilidade da condição terrível que o time atravessa. A falta de qualidade técnica é visível. O time tem 5 ou 6 jogadores “MAIS OU MENOS” e olhe lá, falando com muito boa vontade. 50 volantes e nenhum atacante que preste. Sai Souza ou Gabriel e o que resta? “NADA, NADA, NADA, NADA…” já diria o programa humorístico. Imaginem o que deve ser olhar para o banco de reservas e ver… AQUILO. É desesperador! Se eu fosse o Técnico: olharia para a torcida, apontaria para os suplentes e abriria os braços.

O desentendimento entre os jogadores já começou. Fabinho, a quem elogiei e ora reitero pelo desprendimento de sempre se colocar a disposição para TAPAR OS BURACOS, reagiu ao final da partida contra o Náutico como nos tempos de Corinthians: Passando o problema adiante. Se isentou do gol tomado. Contudo a imagem abaixo na deixa dúvida: Quem menos errou foi Marcelo Lomba.

 

(Arte: Prince)

4 – O CLUBE

Independente de qualquer juízo de valor, através da sua DIREÇÃO MAIOR, o CLUBE é o maior responsável por toda esta situação que estamos vivendo. O Bahia é PRESIDENCIALISTA e qualquer decisão, por mais descentralizado que esteja, é de responsabilidade EXCLUSIVA de seu Presidente. A ele, goste ou não, tem que ser dirigida toda a cobrança. Ele precisa entender que nada é pessoal. Faz “parte do jogo”. É ele quem está lá de LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.

Foram, por alto, 19 contratações absurdas. Kleberson, Zé Roberto, Júnior, Mancini, Pitbull e outros menos votados que sangraram os cofres do clube durante 2012. Alguns com contratos longos, quando, por seu histórico deveriam ser de risco. Já escrevi isto por aqui. Seu Diretor de Futebol é um profissional experiente

(gostemos ou não), não entraria sozinho numa “barca furada” destas. O futuro profissional dele está em jogo. Então, o Senhor Presidente, ao final, é o principal responsável.

Tivemos ainda, ao longo do ano, notícias “estranhas” sobre negociações com jogadores oriundos da base. Empresários que surgem e desaparecem sem deixar vestígios. Jogadores que são verdadeiras “viúvas Porcina: A que foi, sem nunca ter sido”. Os atletas Foram vendidos, mais não foram, ou quando foram, saíram por valores irrisórios. É muita nebulosidade para pouco céu.

Saíram jogadores com média de idade de 20, 23 anos com salário baixo, para a vinda de PRÉ-APOSENTANDOS CARÍSSIMOS, cujo histórico técnico recente é dos piores. Alguns: ninguém sabia por onde andava. Outros: até já exercem outras atividades extracampo, preparando seu “fim de carreira”. Então, não daria para acreditar em bom rendimento por mais boa vontade que tivéssemos. Qualquer leigo sabe disso.

Lesões musculares repetidas e reiteradas. Onde estão os Departamentos: Médico, Físico e a Fisiologia nestas horas? Está acontecendo algo de errado? A culpa é da falta de profissionalismo dos “Atletas”? São os campos de Treinamento? O clube tinha que responder a estas perguntas com a cobrança incisiva de resultados. Fica parecendo que tudo está acéfalo, entregue: “ao Deus dará…”. Não quero crer nisto.

Também, defendo ferozmente a liberdade de expressão. Só que na mesma proporção em que prezo a responsabilidade dos atos praticados, o respeito à liturgia dos cargos exercidos e ao exercício sagrado do reconhecimento do erro com o pedido público de desculpas. Marcelo Guimarães Filho errou FEIO quando foi ao twitter e soltou indiretas para o nosso principal rival. Entendo que ele é torcedor e a vontade é grande. Porém, o respeito deve prevalecer sempre por aqueles que comandam. Ademais: NOSSA BATATA AINDA ESTÁ ASSANDO E EM FOGO BRANDO. NÃO SABEMOS O DIA DE AMANHÃ.

– O JOGO

Foi uma partida onde um time não queria jogar e o outro jamais conseguiria ganhar. Para completar, lesões de alguns dos principais jogadores das agremiações logo no início da partida, serviram de cereja para enfeitar aquele ”bolo” sem farinha, ovo, manteiga ou leite. Foi insosso. Sem técnica. Emoção? Só por conta da necessidade de um resultado que não chegava. O Bahia, com a saída de SOUZA, virou uma defesa que atacava. Muito esforço e mais nada. O Náutico apenas esperava e andava em direção ao ataque.

Após o gol do Tricolor, imaginamos que o clube Pernambucano se abrisse um pouco e facilitasse nossas ações. Ledo engano. Continuamos na mesma. Gabriel fazia o que podia, mais não tinha com quem jogar. É complicado. Elias é muito esforçado. Muito esforçado mesmo. É… Só esforçado, mais nada. Quase perguntei a Zé Roberto o preço do acarajé: dá pena!

Para completar, em mais uma falha de posicionamento DA DEFESA, tomamos o gol de empate. Dois jogadores do adversário, SOZINHOS, LIVRES, DESMARCADOS diante de nosso goleiro. Não vou “brigar” com a imagem só para tentar fazer média com alguns. Todos erraram juntos e PONTO. Dizer que é LIMITADO, é redundante. O time é ruim mesmo. Sorte que não perdemos. É MINHA OPINIÃO. NÃO FAÇO MÉDIA. Também, não proferirei palavras de autoajuda. Não acredito nisso. Colhemos o que plantamos.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 x 1 NÁUTICO

Local: estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

Data: 25 de novembro de 2012; 17 horas (de Brasília);

Público: 32.157 pagantes; Renda: R$ 540.165,00;

Árbitro: Péricles Bassols P. Cortez (RJ); Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Thiago Gomes Brígido (CE)

Cartões Amarelos: Fabinho e Lucas Fonseca (Bahia); Rogério, Josa e Alison (Náutico)

GOLS: BAHIA: Gabriel, 6’ min. 2º tempo; NÁUTICO: Dimba, aos 33’ min. 2º tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Diones (Kleberson), Fahel, Hélder e Zé Roberto (Victor Lemos); Gabriel e Souza (Elias); Técnico: Jorginho

NÁUTICO: Felipe; Patric (Dimba), Jean Rolt (Ronaldo Alves), Alemão e Douglas Santos; Josa, Souza, Martinez (Alison) e Araújo; Kim e Rogério; Técnico: Alexandre Gallo

 

– PRORROGAÇÃO

1º MINUTO – Com o Estado do São Paulo dominando a CBF, NÃO ACREDITO na queda da Portuguesa de Desportos. Marco Polo Del Nero, aquele com problemas na PF, e Marín não permitiriam a queda de 2 paulistas. O problema está mesmo entre o Bahia e o IXPÓ.

2º MINUTO – A CEF poderá ser o novo patrocinador MASTER do BAHIA. O Corinthians receberá 30 milhões por ano. Vamos ver quanto valemos neste contexto. Ademais, já temos as certidões necessárias para fechar este contrato? Fica a pergunta.

3º MINUTO – A BASE do Tricolor Baiano continua nos dando orgulho. “Ganhamos” os títulos Infantil e Juvenil ao bater nosso rival em ambos os jogos. Parabéns aos Atletas, Comissão Técnica e Direção da Base.

4º MINUTO – Notícias dão conta que um Russo quer investir no Bahia e em um clube de Pernambuco. A Direção não confirma e tudo é especulação por enquanto. Fica a pergunta: Nossa situação ficará RUSSA ou RUÇA? Veremos… Para aqueles que gostam destas novidades, quero lembrar a situação do Corinthians há poucos anos. Ninguém é bobo e não fica bilionário à toa. Seguramente não virá para cá por conta de “nossos belos olhos” ou “lindas praias”. O time Paulista perdeu inúmeros jogadores da base e caiu para a segunda divisão, restando inquéritos na PF. Esperem para comemorar quando souberem do que se trata de verdade. Já tem gente gastando por conta e jogador arrumando as malas… Será?

5º MINUTO – Rafael Gladiador, ou Gradeador para alguns, pode estar de saída para o Japão. Se verdade, vejamos por quanto e o que a torcida dirá quando mais um da base enriquecer alguém que não é o clube. Que não seja como foi com Cícero, Luis Alberto, Rafael Bastos, Ávine, Bruno César e outros…

6º MINUTO – Chega né? Vão matar outro. Ficou tão grande que parecia “Guerra e Paz”.

 

 

 

Um pensamento sobre “GUERRA E PAZ…

  1. Newton Filho disse:

    Pontos importantes:

    Tensão pré/pós jogo;
    Contratações equivocadas;
    Inatividade da torcida que é acomodada, sem informação e bajuladora;
    Tendências da Imprensa Oficial;
    Temor/Bajulação da Imprensa Extraoficial;
    Represálias da “Imprença” e amigos afins;
    Grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum;
    Omissão ou associação da Imprensa;
    O elenco desastroso;
    Incompetência administrativa ou favorecimento próprio;
    Um jogo para esquecer;
    Um campeonato para esquecer.

    Dos que já li, o seu melhor.
    Abordagem transparente e profunda Luis.

    Parabéns pela dedicação ao nosso clube, parabéns pela excelente visão.

    Este post precisa ser divulgado por todos os leitores!

    Abraço.

    @ncdfilho

Deixe um comentário